Pular para o conteúdo principal

ARTIGO: Gestão de condomínio é tema de debate

Landejaine Maccori

Administração de Condomínios é semelhante a gerir uma empresa. Você sabia que em razão dessa similaridade já se conquistou junto ao CFA- (Conselho Federal de Administração) a prerrogativa do Tecnólogo em Gestão Condominial ter direito ao seu Registro Profissional nos respectivos CRA - Conselhos Regionais de Administração no Brasil?

O Tecnólogo em Gestão Condominial é aquele que conclui um Curso Superior (duração-02 anos), de Tecnologia em Gestão Condominial. Um Curso que permite de acordo com o seu Projeto Pedagógico (de elaboração exclusiva das IES - Instituições de Ensino Superior) a habilitação ao concluinte para exercer atividades de administração em seu campo específico de formação - Resolução Normativa CFA- Nº 374/2009. Dentre as diversas áreas especificas de formação, a área de Gestão Condominial desponta-se como uma das mais promissoras no mercado de gestão especifica.

Um convite à reflexão se faz interessante dentro desse tema: Porque um Curso Específico de Gestão Condominial e não simplesmente o síndico ser um Administrador? Landejaine Maccori, responde que ao viver a experiência de elaborar o primeiro projeto pedagógico de IES (Instituição de Ensino Superior) para curso de gestão condominial se deparou com a realidade notória que para gerir um condomínio, minimamente, o conteúdo programático a ser ofertado, deve apresentar conhecimentos em 05 grandes áreas do conhecimento: administração, somada ao direito, engenharia, psicologia e contabilidade, além de ter que agregar conhecimentos tecnológicos diversos, e ofertar a possibilidade de desenvolvimento e domínio de técnicas de sustentabilidade ambiental. Portanto exigindo-se um projeto pedagógico diferenciado daquele que é ofertado na Administração Geral, ou seja, surge a necessidade de um projeto de curso especifico dentro da área de gestão, que é a condominial.

Orgulhosamente, a professora informa: obtivemos através do MEC- Ministério da Educação, conforme RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Nº 201112996, CÓDIGO MEC Nº 643476, o Reconhecimento desse Curso, com a NOTA Nº 04 (Entre 01 a 05). Bem como obtivemos o logro de Reconhecimento do Registro Profissional do TECNÓLOGO EM GESTÃO CONDOMINIAL, que hoje, por direito, obtém também seu registro profissional no CRA (Conselho Regional de Administração), e encontra-se habilitado para exercer atividades de administração em seu campo específico de formação, obtido mediante a conclusão de seu curso superior.

Atualmente através das Instituições ligadas à defesa de interesses de Condomínios e Síndicos no Distrito Federal (SINDICONDOMÍNIO-DF/ ASSOSÍNDICOS-DF / ABRASSP/ PORTAL DO SÍNDICO PROFISSIONAL), calcula-se que aproximadamente 680 (seiscentos e oitenta) síndicos são capacitados anualmente em termos de cursos básicos de capacitação e aperfeiçoamento do fazer diário do síndico. Fato que apresenta a visão de uma clientela ávida de conhecimentos e demonstração de interesse em Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Gestão Condominial, Cursos esses, que podem acrescentar ao fazer do síndico a tão almejada “Legitimidade”, ou seja, transformar esse ofício em profissão, devidamente reconhecida e amparada em seus direitos.

Pode-se afirmar que é esse o fator preponderante: o pungente anseio dos síndicos em se capacitarem, é esse, o fator que vem movendo as Instituições de defesa de interesses de condomínios e síndicos, a continuarem rumo à realização dessa grande conquista. Alinhou-se a essas Instituições o pioneiro SENAC-DF (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que traz do seu passado a seriedade de investir em cursos que tenham solidez, tanto pela formação de profissionais graduados quanto em razão da sua absorção pelo mercado de trabalho, sendo um dos maiores formadores do Distrito Federal. 

Por ter essa multíplice visão de presente e de futuro, o SENAC-DF em parceria com o PORTAL DO SÍNDICO PROFISSIONAL e seus parceiros: SINDICONDOMÍNIO-DF, ASSOSÍNDICOS-DF e ABRASSP, já oferta o Curso de Pós-Graduação em Gestão de Condomínio (iniciado em agosto/2016), com vistas a, em um futuro próximo, também poder ofertar o Curso de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Condomínios).

Outra informação também relevante é saber que é possível acompanhar esses e outros TEMAS DE DEBATE no programa – “A Plataforma do Conhecimento”, que é um programa de debates transmitido ao vivo pelo canal oficial do CFA (Conselho Federal de Administração), no Youtube, o CFATV (www.youtube.com/cfatvoficial). Onde os Administradores Reinaldo Palma, Rosely Schwartz e Wagner Siqueira, palestrantes que são unânimes em afirmar que a gestão de condomínios é um campo de atuação crescente e cheio de oportunidades, tornando-se uma opção para profissionais de Administração e outros que desejem se especializar.

*Landejaine Maccori, Professora, Mestre em Psicologia, reconhecida no DF por sua atuação como pesquisadora de aspectos da violência urbana e a busca de segurança e humanização em condomínios, sendo a primeira Coordenadora de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Condominial no Brasil. Ligada a entidades representativas de síndicos e condomínios, no Brasil e no DF. Atua na linha de pesquisa voltada para a humanização da vida comunitária e a melhoria da segurança e da qualidade de vida em condomínios. 

Landejaine Rodrigues da Silva Maccori | E-MAIL: landrsm@hotmail.com | Fone: (61) 9 9966-0223 | http://lattes.cnpq.br/8775811491722523

Para uma Gestão Condominial eficiente juntos somos fortes! Informe-se!


SINDICONDOMINIO/DF: www.sindicondominio.com.br

ASSOSINDICOS/DF: www.assosindicos.net



PORTAL DO SÍNDICOPROFISSIONAL: www.portalsindicoprofissional.com.br

Comentários

Melhores da semana

Modelo de requerimento de desfiliação partidária

Modelo de requerimento de desfiliação partidária (desligamento)
A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos.
O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta sedesvinculando.
No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento"MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.
Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz eleitoral a desfiliação, por falta do diretório ou da…

SAÚDE: Hospital possui um enfermeiro para 100 pacientes

Ao ser repassado para o Instituto Gerir, a promessa era de desburocratizar e ampliar o atendimento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a realidade é bem diferente. Passados três anos que o governo passou a saúde para as Organizações Sociais (OS's) A a rotina é de pressão, déficit de funcionários e falta de medicamentos e equipamentos, conforme revela documentos que tivemos acesso com exclusividade

Oportunidade - Workshop Internacional Mogno Africano acontece no dia 7 de abril em São Paulo

O Workshop Internacional de Mogno Africano visa difundir e fortalecer o cultivo desta madeira nobre no Brasil, promovendo a interação entre profissionais e empreendedores, criando-se assim, uma rede de colaboradores capaz de otimizar todo processo da cadeia produtiva e de manejo desta espécie.

CURSO 2 EM 1: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial

PAGUE UM E ESTUDE DOIS: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial por R$99,00. Curso com dupla certificação. Nos últimos cinco anos, o Mercado Imobiliário e a economia do País vivem uma união perfeita, por isso é importante trabalhadores capacitados

Cultura - Contação de histórias e muito mais animam o Terraço Shopping

Teatrinho sobre duas amigas ensinará o valor da amizade
Foto: Telmo Ximenes

Agaciel Maia, sua área verde e seus processos pelos atos secretos no Senado

O deputado distrital Agaciel Maia (PR) se tornou réu em um processo por crime ambiental. Ele e a esposa, Sanzia Erinalva do Lago Cruz Maia, são acusados de aumentar as instalações de uma mansão de propriedade da família, no Lago Sul, invadindo 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Permanente (APP). Ambos haviam sido denunciados, no ano passado, pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF

Cartilha Tudo Síndico será lançada no dia 10 de setembro

Brasília recebera no dia 10 de setembro de 2016 a terceira edição da Cartilha DICAS ÚTEIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS que terá o nome de TUDO SÍNDICO
INSCRIÇÕES AQUI

Hélio José vota com o trabalhador e perde cargos no Governo Federal

Nesta quarta-feira (21) o senador Hélio José (PMDB-DF) acabou pagando pela votação ocorrida nesta última terça-feira (20) na Comissão de Assuntos Sociais – Cas. O relatório de Ricardo Ferraço (PSDB-ES) sobre a reforma trabalhista foi rejeitado pela comissão por 10 votos contrários e 9 a favor, onde o voto do senador Hélio José foi decisivo para a primeira derrota desta proposta da reforma trabalhista no Senado Federal

Feira Condominial e ConBraSíndicos em Águas Claras-DF

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca

Hélio José no programa de TV do PMDB

Mais vistas

Modelo de requerimento de desfiliação partidária

Modelo de requerimento de desfiliação partidária (desligamento)
A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos.
O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta sedesvinculando.
No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento"MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.
Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz eleitoral a desfiliação, por falta do diretório ou da…

Feira Condominial e ConBraSíndicos em Águas Claras-DF

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca

Agaciel Maia, sua área verde e seus processos pelos atos secretos no Senado

O deputado distrital Agaciel Maia (PR) se tornou réu em um processo por crime ambiental. Ele e a esposa, Sanzia Erinalva do Lago Cruz Maia, são acusados de aumentar as instalações de uma mansão de propriedade da família, no Lago Sul, invadindo 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Permanente (APP). Ambos haviam sido denunciados, no ano passado, pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF

SAÚDE: Hospital possui um enfermeiro para 100 pacientes

Ao ser repassado para o Instituto Gerir, a promessa era de desburocratizar e ampliar o atendimento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a realidade é bem diferente. Passados três anos que o governo passou a saúde para as Organizações Sociais (OS's) A a rotina é de pressão, déficit de funcionários e falta de medicamentos e equipamentos, conforme revela documentos que tivemos acesso com exclusividade

CURSO 2 EM 1: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial

PAGUE UM E ESTUDE DOIS: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial por R$99,00. Curso com dupla certificação. Nos últimos cinco anos, o Mercado Imobiliário e a economia do País vivem uma união perfeita, por isso é importante trabalhadores capacitados

Brasília sediará entre os dia 29 de setembro e 1° de outubro o primeiro Congresso Nacional de Síndicos

O Congresso Nacional de Síndicos, o I CONGRESS é uma iniciativa da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP com a organização da Inova Gestão, da Revista Condomínio & Soluções, e da Anderson Machado Consultoria e Assessoria Jurídica Condominial

Cartilha Tudo Síndico será lançada no dia 10 de setembro

Brasília recebera no dia 10 de setembro de 2016 a terceira edição da Cartilha DICAS ÚTEIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS que terá o nome de TUDO SÍNDICO
INSCRIÇÕES AQUI

Cultura - Contação de histórias e muito mais animam o Terraço Shopping

Teatrinho sobre duas amigas ensinará o valor da amizade
Foto: Telmo Ximenes

Oportunidade - Workshop Internacional Mogno Africano acontece no dia 7 de abril em São Paulo

O Workshop Internacional de Mogno Africano visa difundir e fortalecer o cultivo desta madeira nobre no Brasil, promovendo a interação entre profissionais e empreendedores, criando-se assim, uma rede de colaboradores capaz de otimizar todo processo da cadeia produtiva e de manejo desta espécie.

Congresso Brasileiro de Síndicos e Feira Condominial deve reunir 3 mil síndicos em Águas Claras

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca