Pular para o conteúdo principal

“Vamos acreditar em Taguatinga, vamos juntos construir uma Taguatinga melhor a cada dia”, diz Ricardo Lustosa em entrevista

Em entrevista ao Portal, o administrador regional Ricardo Lustosa, faz um balanço de sua gestão e destaca a importância de o legislativo, executivo e população estarem juntos para transformar a cidade


Há dois anos enfrentando o desafio de tocar uma cidade que abriga mais 360 mil pessoas, o Administrador Regional de Taguatinga, Ricardo Lustosa Jacobina, falou conosco na semana passada. Em entrevista exclusiva, Lustosa fez um balanço de sua gestão, antecipou projetos que serão implementados e disse que a cidade vai receber mais obras de infraestrutura neste ano. Confira a íntegra do nosso bate-papo:



CIA DAS ENTREVISTAS: Como é administrar Taguatinga com tanta dificuldade financeira e toda essa crise econômica, que o DF e o Brasil enfrentam?
LUSTOSA: Foram dois anos bem difíceis, mas por outro lado, bastante positivos. Aos poucos, vamos mudando a história da cidade. A principal mudança implementada por nós foi trazer a comunidade mais para perto da gestão. A Administração passou a registrar as demandas e monitorar o atendimento a todas elas. Em dois anos, fizemos mais de 2000 atendimentos direto na administração. Também criamos o Whatsapp do Administrador - que funciona no número 9911-7052 e Ainda o que chamamos de GABINETE ABERTO, em que as pessoas podem despachar diretamente comigo sem que haja horário marcado. Também não posso deixar de registrar o apoio incondicional da deputada Sandra Faraj, que tem apresentado emendas para obras de infraestrutura na cidade, além de ser uma forte liderança política para Taguatinga. 

CIA DAS ENTREVISTAS: A deputada Sandra Faraj é de Taguatinga e parece ajudar muito a cidade. Como é o relacionamento da dela com a Administração Regional?
LUSTOSA: Ela ajuda demais. Vou apenas citar alguns números. Em 2015 e 2016, a deputada Sandra sozinha destinou cerca de R$ 10 milhões em emendas de infraestrutura para nossa cidade. E não é só recurso, ela fica em cima. Cobra resultados, articula com o governador, secretários e também com o setor produtivo. Ela sabe da importância de Taguatinga para o Distrito Federal e por isto, luta para melhorar a qualidade de vida dos moradores, para fortalecer o comércio, gerar emprego e renda. Tudo isto, priorizando três coisas: planejamento, técnica e execução. Como você deve já saber, sou indicação dela. Sou arquiteto, tenho uma segunda graduação em Direito, além de duas pós-graduações voltadas à área administrativa. Esse currículo foi fundamental para que o governador definisse por mim para Taguatinga. Com o auxílio da deputada Sandra, já fizemos muito por Taguatinga. Veja, por exemplo, que em 2015, com emenda da deputada, conseguimos trocar o asfalto da Avenida Samdu. Essa ajuda é excelente, mas é uma pena não tenhamos mais deputados apoiando.

CIA DAS ENTREVISTAS: O senhor acha importante termos um parlamentar com olhar para a cidade?
LUSTOSA: Eu digo mais. É importante que as Administrações Regionais tenham um bom relacionamento com a Câmara Legislativa e com a população. A Câmara é o braço forte da população na solução de problemas.

CIA DAS ENTREVISTAS: E a relação com o governador Rollemberg?
LUSTOSA: O Governador tem sido muito presente em Taguatinga e, em todo o DF, realizando um trabalho muito próximo das Administrações Regionais. A Secretaria das Cidades é a prova mais viva desta preocupação do governador, de dar mais estrutura e apoio direto às Administrações. Demandas, que demorariam muito tempo para serem respondidas, agora tem o prazo encurtado. O Governador tem demonstrado muito compromisso e seriedade para tratar das nossas cidades.

CIA DAS ENTREVISTAS: E o projeto do Gabinete Itinerante? Explica um pouquinho para gente como funciona...?
LUSTOSA: O Gabinete Itinerante é exatamente a ponte entre os moradores e a administração. Colocamos toda estrutura operacional da Administração nas ruas. Localizamos um ponto, em determinada área da cidade, e vamos pra lá atender as demandas daquela comunidade. Por exemplo: ao invés de um morador sair durante o dia ou no horário comercial, em que provavelmente estará trabalhando, a Administração se instala em sua comunidade após as 20h. Vou de relatar um caso recente: graças ao Gabinete Itinerante, construiremos o campo sintético da M norte na QNM 36/38 – uma vontade antiga dos moradores que tomamos conhecimento assim. Com o Gabinete Itinerante, a Administração consegue levar todos os órgãos do Governo para perto das pessoas. Algumas demandas solucionamos na mesma hora, outras precisam de mais tempo. Às vezes é uma limpeza, uma poda ou uma operação tapa-buraco. Quando é uma solicitação de obra ou mesmo demandas de certame de licitação demora mais um pouco, mas temos conseguido resultados bem rápidos.

CIA DAS ENTREVISTAS: Interessante o projeto Escola da Comunidade na promoção da cidadania e na ampliação da participação popular. O senhor pode explicar um pouquinho a concepção do projeto? 
LUSTOSA: A Escola da Comunidade aproxima o cidadão comum, o prefeito comunitário, o síndico e diversos outros da estrutura do Governo, oferecendo cursos para direcionar, capacitar e profissionalizar. Com ela, ensinamos como planejar, agir e executar tudo com direcionamento técnico. São curso de formação de síndico profissional, direito condominial, agente de portaria e primeiros socorros. As inscrições podem ser feitas na Assessoria de Comunicação da Administração ou no site www.taguatinga.gov.br.

CIA DAS ENTREVISTAS: A população tem reclamado muito dos buracos nas ruas de Taguatinga. O que está sendo feito para resolver esse problema?
LUSTOSA: Taguatinga tem 58 anos, caminhando para os 59 e já precisa de investimentos estruturais. Um asfalto de 40 anos não tem condição de sofrer mais reparos! Estamos trabalhando em parceria com a NOVACAP e com a Secretaria de Obras para fazer uma grande recuperação de asfalto de toda a cidade. Infelizmente, a nós, administração, só cabe articular. A execução de obras neste porte é da NOVACAP. No entanto, a Administração busca soluções paliativas para problemas imediatos, como buracos que surgem na via. Temos uma equipe de rua para pequenos reparos, mas infelizmente, não conseguimos fazer tudo. A Administração é tolhida do ponto de vista político a realizar obras dessa magnitude. O máximo de valor que conseguimos executar é de R$ 1,5 milhão por obra.

CIA DAS ENTREVISTAS: Quais os planos, os projetos da Administração de Taguatinga para 2017?
LUSTOSA: Com apoio da comunidade, construímos um plano de ação para 2017 priorizando a efetividade na segurança – com iluminação pública e mobilidade –, a construção de ciclovias e melhoramento de calçadas. Além é claro, da questão da troca do asfalto de toda a cidade. Esta é a meta para esse ano.

CIA DAS ENTREVISTAS: O senhor gostaria de deixar uma mensagem para os moradores de Taguatinga e leitores do portal?
LUSTOSA: No dia que eu assumi, uma pessoa me perguntou: quem é você? Eu respondi da seguinte forma: eu sou o ambulante, eu sou a dona de casa, sou o vendedor da loja, eu sou o motorista de ônibus, sou o jardineiro. Eu sou taguatinguense e acredito que mudanças significativas virão. Este é o melhor momento para isto. É tempo de transformação, e toda mudança é positiva. Quando eu mudo, tudo muda. Eu me sinto muito entusiasmado com essa cidade, sou apaixonado por ela e minha mensagem para cada taguatinguense é: Vamos amar Taguatinga. Vamos acreditar em Taguatinga. Vamos juntos construir uma Taguatinga melhor a cada dia.

Por Jornalista André Falcão.

Comentários

Melhores da semana

Modelo de requerimento de desfiliação partidária

Modelo de requerimento de desfiliação partidária (desligamento)
A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos.
O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta sedesvinculando.
No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento"MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.
Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz eleitoral a desfiliação, por falta do diretório ou da…

SAÚDE: Hospital possui um enfermeiro para 100 pacientes

Ao ser repassado para o Instituto Gerir, a promessa era de desburocratizar e ampliar o atendimento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a realidade é bem diferente. Passados três anos que o governo passou a saúde para as Organizações Sociais (OS's) A a rotina é de pressão, déficit de funcionários e falta de medicamentos e equipamentos, conforme revela documentos que tivemos acesso com exclusividade

Agaciel Maia, sua área verde e seus processos pelos atos secretos no Senado

O deputado distrital Agaciel Maia (PR) se tornou réu em um processo por crime ambiental. Ele e a esposa, Sanzia Erinalva do Lago Cruz Maia, são acusados de aumentar as instalações de uma mansão de propriedade da família, no Lago Sul, invadindo 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Permanente (APP). Ambos haviam sido denunciados, no ano passado, pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF

Brasília sediará entre os dia 29 de setembro e 1° de outubro o primeiro Congresso Nacional de Síndicos

O Congresso Nacional de Síndicos, o I CONGRESS é uma iniciativa da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP com a organização da Inova Gestão, da Revista Condomínio & Soluções, e da Anderson Machado Consultoria e Assessoria Jurídica Condominial

Oportunidade - Workshop Internacional Mogno Africano acontece no dia 7 de abril em São Paulo

O Workshop Internacional de Mogno Africano visa difundir e fortalecer o cultivo desta madeira nobre no Brasil, promovendo a interação entre profissionais e empreendedores, criando-se assim, uma rede de colaboradores capaz de otimizar todo processo da cadeia produtiva e de manejo desta espécie.

O papel dos síndicos e dos síndicos profissionais nos condomínios brasileiros será debatido no senado federal

O papel dos síndicos e dos síndicos profissionais nos condomínios brasileiros será debatido em audiência pública na Comissão Senado do Futuro (CSF) nesta quinta-feira (31). A iniciativa é do presidente da comissão, senador Hélio José (PMDB-DF)
Foto: Pedro França.

CURSO 2 EM 1: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial

PAGUE UM E ESTUDE DOIS: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial por R$99,00. Curso com dupla certificação. Nos últimos cinco anos, o Mercado Imobiliário e a economia do País vivem uma união perfeita, por isso é importante trabalhadores capacitados

Cartilha Tudo Síndico será lançada no dia 10 de setembro

Brasília recebera no dia 10 de setembro de 2016 a terceira edição da Cartilha DICAS ÚTEIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS que terá o nome de TUDO SÍNDICO
INSCRIÇÕES AQUI

Cultura - Contação de histórias e muito mais animam o Terraço Shopping

Teatrinho sobre duas amigas ensinará o valor da amizade
Foto: Telmo Ximenes

Hélio dos Santos fala sobre os seus projetos para o Cruzeiro/Sudoeste/Octogonal

Morador do Cruzeiro desde 1961, Helio Tremendani dos Santos sempre foi uma pessoa totalmente integrada à comunidade do Cruzeiro, conhecedor profundo dos problemas e anseios da cidade. Batalhador incansável em defesa dos interesses e das reivindicações do Cruzeiro e de seus moradores

Mais vistas

Modelo de requerimento de desfiliação partidária

Modelo de requerimento de desfiliação partidária (desligamento)
A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos.
O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta sedesvinculando.
No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento"MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.
Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz eleitoral a desfiliação, por falta do diretório ou da…

Agaciel Maia, sua área verde e seus processos pelos atos secretos no Senado

O deputado distrital Agaciel Maia (PR) se tornou réu em um processo por crime ambiental. Ele e a esposa, Sanzia Erinalva do Lago Cruz Maia, são acusados de aumentar as instalações de uma mansão de propriedade da família, no Lago Sul, invadindo 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Permanente (APP). Ambos haviam sido denunciados, no ano passado, pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF

Feira Condominial e ConBraSíndicos em Águas Claras-DF

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca

SAÚDE: Hospital possui um enfermeiro para 100 pacientes

Ao ser repassado para o Instituto Gerir, a promessa era de desburocratizar e ampliar o atendimento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a realidade é bem diferente. Passados três anos que o governo passou a saúde para as Organizações Sociais (OS's) A a rotina é de pressão, déficit de funcionários e falta de medicamentos e equipamentos, conforme revela documentos que tivemos acesso com exclusividade

CURSO 2 EM 1: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial

PAGUE UM E ESTUDE DOIS: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial por R$99,00. Curso com dupla certificação. Nos últimos cinco anos, o Mercado Imobiliário e a economia do País vivem uma união perfeita, por isso é importante trabalhadores capacitados

Brasília sediará entre os dia 29 de setembro e 1° de outubro o primeiro Congresso Nacional de Síndicos

O Congresso Nacional de Síndicos, o I CONGRESS é uma iniciativa da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP com a organização da Inova Gestão, da Revista Condomínio & Soluções, e da Anderson Machado Consultoria e Assessoria Jurídica Condominial

Cartilha Tudo Síndico será lançada no dia 10 de setembro

Brasília recebera no dia 10 de setembro de 2016 a terceira edição da Cartilha DICAS ÚTEIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS que terá o nome de TUDO SÍNDICO
INSCRIÇÕES AQUI

Cultura - Contação de histórias e muito mais animam o Terraço Shopping

Teatrinho sobre duas amigas ensinará o valor da amizade
Foto: Telmo Ximenes

Oportunidade - Workshop Internacional Mogno Africano acontece no dia 7 de abril em São Paulo

O Workshop Internacional de Mogno Africano visa difundir e fortalecer o cultivo desta madeira nobre no Brasil, promovendo a interação entre profissionais e empreendedores, criando-se assim, uma rede de colaboradores capaz de otimizar todo processo da cadeia produtiva e de manejo desta espécie.

Congresso Brasileiro de Síndicos e Feira Condominial deve reunir 3 mil síndicos em Águas Claras

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca