Pular para o conteúdo principal

Novas instalações do Núcleo de Assistência Jurídica de Taguatinga resgatam dignidade aos cidadãos e servidores

A Defensoria Pública do Distrito Federal inaugurou nesta manhã de sexta-feira (03/02) mais uma unidade de atendimento ao público, na CNB 03 lotes 5/6, Avenida Comercial Norte, em Taguatinga.  O novo prédio tem condições de representar a importância do cidadão que é atendido pela Defensoria Pública

Servidores do Núcleo de Assistência Jurídica de Taguatinga passam a ter dignidade e qualidade no ambiente de trabalho graças à inauguração das novas instalações, realizada na manhã desta sexta-feira (03). De acordo com o defensor público-geral da Defensoria Pública do Distrito Federal, Ricardo Batista, o núcleo funcionava fracionado em dois prédios – AE 23, Setor C Norte – Fórum e na CNC 04, Lotes 9/12 – que não ofereciam condições de salubridade e nem de segurança.

A deputada Sandra Faraj (SD) fez questão de comparecer ao evento, parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição para auxiliar os trabalhos do órgão. 

“A verdadeira democracia e o desenvolvimento da nossa cidade só será possível quando todos puderem conduzir-se em igualdade de condições. Quando às oportunidades estiverem ao alcance de todos, sem distinção de classe econômica”, ponderou Sandra Faraj ao elogiar o trabalho feito pela Defensoria Pública do DF, promovendo acesso à justiça para aquela população que não pode pagar por um advogado particular.

A nova unidade é totalmente climatizada, tem aproximadamente 800m ², dispõe de ampla área de atendimento. São 15 gabinetes para atendimento com defensores, sala de reunião, copa, depósito, arquivo e fibra ótica para transmissão de dados. O novo ambiente foi pensado também para atender com maior conforto pessoas com mobilidade reduzida, possui banheiros adaptados, além de um espaço infantil com brinquedoteca e fraldário.

“A Defensoria Pública exercia o trabalho em dois prédios bastante precários. Um deles que existe há mais de 30 anos. O outro prédio era vizinho a uma funerária e ao abrir os servidores eram recebidos com cheiro de formol invadindo todas as salas. Isso sem contar com as outras insalubridades identificadas. A Defensoria devolve a dignidade de trabalhar em um local adequado. Mas acima disso, entrega ao cidadão taguatinguense um local onde ele pode ser recebido com cidadania, com conforto, como todo cidadão pagador de impostos merece”, comemora Batista.

O Núcleo de Taguatinga coordenado pelo defensor público, Henrique Marques, conta com uma equipe de 12 defensores e 32 servidores que atendem, em média, 300 pessoas por dia, principalmente na área de Família e Cívil. “Tínhamos muitos servidores de licença médica por conta do ambiente de trabalho. Nós mal tínhamos computadores, não tinha gabinete, era desastroso. Não tinha um ambiente bom de atendimento ao público. Em 10 anos de defensoria nunca pensei que teríamos mudança de estrutura e felizmente eu estava enganado. O novo local supriu minhas expectativas”, conta Marques.

Marilande Bonfim, 53 anos, trabalha há oito anos no núcleo como analista de políticas públicas e faz petições de processos. Ela conta que agora terá motivação para servir a população. “Hoje eu tive a maior alegria de me arrumar para trabalhar, vim com o espírito de boa vontade. Eu tenho muito amor pelo o que eu faço, como se eu estivesse mesmo fazendo uma doação por estar ajudando pessoas carentes. Mas eu trabalhava desmotivada por conta do local ser precário.”

Segundo o defensor público-geral, isto só foi possível graças ao trabalho da Câmara Legislativa do DF (CLDF). “Agradeço a Câmara Legislativa em razão de ter acreditado, destinado recursos a Defensoria Pública, pra que isso se revertesse ao cidadão. Se não fosse o investimento e visibilidade deste projeto aqui por parte da Câmara, nós não teríamos condições de inaugurar um núcleo desse porte”.

A deputada distrital Sandra Faraj (SD-DF) parabenizou toda equipe da Defensoria. “Eu queria falar de todo o pessoal. Vocês tem sinergia, tem unidade que é o grande segredo do sucesso. Quando eu vejo a Defensoria Pública trabalhando, olhando para o cidadão, eu sinto orgulho. Vocês trazem respeito e cidadania àqueles que precisam. Dão acesso à Justiça”. As palavras da deputada foram endossadas pelo deputado distrital Raimundo Ribeiro (PPS-DF) “A Defensoria é a mais nobre de todas as escolas da advocacia, dentro da estrutura administrativa. Talvez esse órgão seja o braço mais necessário da cidadania”.

A nova unidade, localizada na CNB 03 lotes 5/6, Avenida Comercial Norte, no Edifício Avenida Shopping é totalmente climatizada, tem aproximadamente 800m ², dispõe de ampla área de atendimento, conta com 15 gabinetes para atendimento com defensores, sala de reunião, copa, depósito, arquivo e fibra ótica para transmissão de dados. O novo ambiente foi pensado também para atender com maior conforto pessoas com mobilidade reduzida e banheiros adaptados. O local foi pensado inclusive para crianças com a disponibilidade de fraldário, espaço amamentação e brinquedoteca.


A solenidade contou com a presença dos subdefensores públicos-gerais, Sérgio Murilo e Karla Núbia; da corregedora Elisângela Guimarães; da deputada Sandra Faraj (SD);  do deputado Raimundo Ribeiro  (PPS); do assessor jurídico, Rildo Silva; do assessor especial Guilherme Coutinho e; do sub secretário de administração geral da Defensoria, Edmar Souza. O presidente da Associação dos Defensores Públicos (Adep), Fernando Ferraz; O administrador de Taguatinga, Ricardo Lustosa; Cleider Fernandes representando o presidente da OAB Seccional do DF, Juliano Costa Couto; Fernando Naves representando o deputado distrital Bispo Renato (PR) e; servidores também prestigiaram as novas instalações.

Comentários

Melhores da semana

Modelo de requerimento de desfiliação partidária

Modelo de requerimento de desfiliação partidária (desligamento)
A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos.
O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta sedesvinculando.
No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento"MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.
Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz eleitoral a desfiliação, por falta do diretório ou da…

SAÚDE: Hospital possui um enfermeiro para 100 pacientes

Ao ser repassado para o Instituto Gerir, a promessa era de desburocratizar e ampliar o atendimento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a realidade é bem diferente. Passados três anos que o governo passou a saúde para as Organizações Sociais (OS's) A a rotina é de pressão, déficit de funcionários e falta de medicamentos e equipamentos, conforme revela documentos que tivemos acesso com exclusividade

Cartilha Tudo Síndico será lançada no dia 10 de setembro

Brasília recebera no dia 10 de setembro de 2016 a terceira edição da Cartilha DICAS ÚTEIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS que terá o nome de TUDO SÍNDICO
INSCRIÇÕES AQUI

CURSO 2 EM 1: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial

PAGUE UM E ESTUDE DOIS: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial por R$99,00. Curso com dupla certificação. Nos últimos cinco anos, o Mercado Imobiliário e a economia do País vivem uma união perfeita, por isso é importante trabalhadores capacitados

Paulo Melo deve ser candidato a deputado distrital

Paulo Melo é apontado como um jovem promissor na política que pode tornar a nova política mais arejada, civilizada e competente

Hélio José é indicado como titular na CPI Mista da JBS

O líder do PMDB no Senado, Raimundo Lira (PB), indicou nesta quarta-feira, 13, sete senadores para as dez vagas que o partido tem direito na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS

Oportunidade - Workshop Internacional Mogno Africano acontece no dia 7 de abril em São Paulo

O Workshop Internacional de Mogno Africano visa difundir e fortalecer o cultivo desta madeira nobre no Brasil, promovendo a interação entre profissionais e empreendedores, criando-se assim, uma rede de colaboradores capaz de otimizar todo processo da cadeia produtiva e de manejo desta espécie.

Agaciel Maia, sua área verde e seus processos pelos atos secretos no Senado

O deputado distrital Agaciel Maia (PR) se tornou réu em um processo por crime ambiental. Ele e a esposa, Sanzia Erinalva do Lago Cruz Maia, são acusados de aumentar as instalações de uma mansão de propriedade da família, no Lago Sul, invadindo 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Permanente (APP). Ambos haviam sido denunciados, no ano passado, pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF

Brasília sediará entre os dia 29 de setembro e 1° de outubro o primeiro Congresso Nacional de Síndicos

O Congresso Nacional de Síndicos, o I CONGRESS é uma iniciativa da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP com a organização da Inova Gestão, da Revista Condomínio & Soluções, e da Anderson Machado Consultoria e Assessoria Jurídica Condominial

O papel dos síndicos e dos síndicos profissionais nos condomínios brasileiros será debatido no senado federal

O papel dos síndicos e dos síndicos profissionais nos condomínios brasileiros será debatido em audiência pública na Comissão Senado do Futuro (CSF) nesta quinta-feira (31). A iniciativa é do presidente da comissão, senador Hélio José (PMDB-DF)
Foto: Pedro França.

Mais vistas

Modelo de requerimento de desfiliação partidária

Modelo de requerimento de desfiliação partidária (desligamento)
A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos.
O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta sedesvinculando.
No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento"MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.
Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz eleitoral a desfiliação, por falta do diretório ou da…

SAÚDE: Hospital possui um enfermeiro para 100 pacientes

Ao ser repassado para o Instituto Gerir, a promessa era de desburocratizar e ampliar o atendimento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a realidade é bem diferente. Passados três anos que o governo passou a saúde para as Organizações Sociais (OS's) A a rotina é de pressão, déficit de funcionários e falta de medicamentos e equipamentos, conforme revela documentos que tivemos acesso com exclusividade

Agaciel Maia, sua área verde e seus processos pelos atos secretos no Senado

O deputado distrital Agaciel Maia (PR) se tornou réu em um processo por crime ambiental. Ele e a esposa, Sanzia Erinalva do Lago Cruz Maia, são acusados de aumentar as instalações de uma mansão de propriedade da família, no Lago Sul, invadindo 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Permanente (APP). Ambos haviam sido denunciados, no ano passado, pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF

CURSO 2 EM 1: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial

PAGUE UM E ESTUDE DOIS: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial por R$99,00. Curso com dupla certificação. Nos últimos cinco anos, o Mercado Imobiliário e a economia do País vivem uma união perfeita, por isso é importante trabalhadores capacitados

Feira Condominial e ConBraSíndicos em Águas Claras-DF

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca

Brasília sediará entre os dia 29 de setembro e 1° de outubro o primeiro Congresso Nacional de Síndicos

O Congresso Nacional de Síndicos, o I CONGRESS é uma iniciativa da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP com a organização da Inova Gestão, da Revista Condomínio & Soluções, e da Anderson Machado Consultoria e Assessoria Jurídica Condominial

Cartilha Tudo Síndico será lançada no dia 10 de setembro

Brasília recebera no dia 10 de setembro de 2016 a terceira edição da Cartilha DICAS ÚTEIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS que terá o nome de TUDO SÍNDICO
INSCRIÇÕES AQUI

Oportunidade - Workshop Internacional Mogno Africano acontece no dia 7 de abril em São Paulo

O Workshop Internacional de Mogno Africano visa difundir e fortalecer o cultivo desta madeira nobre no Brasil, promovendo a interação entre profissionais e empreendedores, criando-se assim, uma rede de colaboradores capaz de otimizar todo processo da cadeia produtiva e de manejo desta espécie.

Cultura - Contação de histórias e muito mais animam o Terraço Shopping

Teatrinho sobre duas amigas ensinará o valor da amizade
Foto: Telmo Ximenes

Congresso Brasileiro de Síndicos e Feira Condominial deve reunir 3 mil síndicos em Águas Claras

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca