Pular para o conteúdo principal

VILA OLÍMPICA: Conheça o condomínio da diversidade cultural do esporte

Grupos usam quadras esportivas, ciclistas passeiam pelas áreas abertas e um casal caminha abraçado em clima de romance entre os edifícios na Barra da Tijuca

Vista da área residencial da Vila Olímpica dos Jogos Rio 2016, onde estão hospedados os atletas .Foto: Fernando Frazão.
Na academia, nas piscinas e nas portarias, o movimento de moradores não para, e a segurança mantém vigilância constante para que ninguém entre sem autorização. O que se vê na Vila Olímpica e Paralímpica da Rio 2016 – com a chegada das delegações, suas bandeiras, uniformes, idiomas e rostos de dezenas de nacionalidades – é o símbolo maior da diversidade cultural reforçada pelo esporte.

Os 31 edifícios do condomínio, que serão vendidos pela iniciativa privada após os Jogos, são um mosaico de bandeiras de mais de 200 delegações que reúnem menos de 10 atletas, como a de Moçambique, a mais de 500 integrantes, no caso dos Estados Unidos. Os americanos, australianos, brasileiros, chineses, russos e outros países com maior número de atletas ocupam prédios inteiros ou quase isso.

Outros edifícios trazem nas varandas bandeiras variadas que em algumas vezes estão agrupadas por região, como no prédio que abriga África do Sul, Moçambique e Uganda ou no de Dinamarca, Finlândia e Suécia. Outro critério aparente é o idioma, como no da Irlanda e Nova Zelândia, o que facilita a convivência, para a líder da equipe de ginástica olímpica irlandesa, Sally Filmer.

"Estamos sempre com a equipe da Nova Zelândia. É quem a gente mais encontra e até já viemos ao refeitório", conta ela. Os irlandeses elogiaram o espaço dos apartamentos, e Sally relata que os problemas que outras delegações encontraram ao chegar à vila foram resolvidos com mais antecedência, já que a equipe técnica chegou antes dos atletas.

Restaurante
Sally conversava com outra integrante da equipe irlandesa na porta do restaurante. Lá, os atletas podem se servir em cinco “ilhas" num espaço com capacidade para 5,3 mil pessoas. Furar a dieta na vila é fácil, com lanches e guloseimas disponíveis, mas a líder de equipe diz não ter trabalho em segurar o restante do time. "A maioria dos atletas é muito disciplinada. Eles seguem as dietas para ter a melhor performance. Não chegam a abusar."

A parte brasileira do restaurante – com farofa, chapas de carne, arroz e feijão – é uma das mais procuradas. Há também comida asiática, pizza, saladas diversas, iogurtes e bebidas. O menu atende também aos religiosos, e uma das partes do restaurante serve lado a lado comida kosher para os judeus e halal para os muçulmanos. Para quem observava a entrada e a saída do restaurante, não demorava a aparecer um atleta com sorvete ou picolé. Mais comedido, o saltador egípcio Mohab Elkordy saiu do jantar de ontem (2) com apenas uma água.

"Estou adorando andar pela vila. Amo a piscina e adoro o centro de entretenimento. Aqui é muito grande", admira o jovem de 18 anos, que pediu para olhar na câmera se sua foto havia ficado boa e concedeu entrevista sorridente.

Mohab já tinha vindo ao Brasil no evento-teste dos saltos ornamentais, no Parque Aqúatico Maria Lenk, e gostou das instalações. Em seu prédio, a convivência é com Casaquistão e Mongólia, mas o diálogo tem que ser em inglês. "Conheci alguns atletas do Casaquistão, e eles foram bem amigáveis. Tentamos sempre nos comunicar em inglês, mas nem todo mundo fala."

O clima descontraído da vila não dura muito mais do que algumas perguntas e logo surgem o foco, a ansiedade e o profissionalismo. O chefe de missão da Gâmbia, Haruna Cham, que veio ao Rio com uma equipe de um nadador, um judoca e quatro competidores do atletismo, lembra que ninguém está ali para relaxar. "Quando os atletas não estão treinando, pedimos que fiquem nos quartos, porque o propósito de estar aqui é competir. Não viemos aqui para um piquenique."

Problemas
Apesar de os irlandeses dizerem não ter reclamações, há relatos de problemas por outras delegações. A alemã Annekatrin Thiele, do remo, conta que ficou sem água no chuveiro e para lavar as mãos na segunda-feira (1º). Isso não faz com que a vila deixe de ser um lugar muito bonito em sua avaliação, e a competição no Rio de Janeiiro tem a vantagem da paisagem: "Ver o Cristo bem perto e a gente ali, isso é bem legal."

O médico espanhol José Salo Cuenca diz que o que funciona bem na vila é ótimo, e o que funciona mal é bem ruim. Ele evita comparações com outras vilas e aponta que o acabamento dos apartamentos é um dos pontos fracos do condomínio. Já a policlínica é o ponto forte. "Tem muitas especialidades e funciona perfeitamente. Eles são muito pontuais."

Problemas enfrentados pelas delegações não ficam apenas dentro do condomínio. O líder da equipe de natação de Moçambique, Fernando Miguel, conta que a distância da Lagoa Rodrigo de Freitas para a vila tem gerado transtornos aos dois competidores moçambicanos da canoagem de velocidade.

"É a nossa única reclamação. O local de canoagem fica muito distante daqui e ainda não há um trajeto acessível para tornar o tempo curto. É um transtorno muito grande. Duas horas para ir e duas horas para voltar", diz ele, que afirma que, em um dos dias de treino, o deslocamento chegou a durar mais de três horas, porque até o guia se perdeu. “Acredito que esses percalços sejam resolvidos à medida que os Jogos Olímpicos comecem”.

Atletas treinam na academia da Vila Olímpica .Foto: Fernando Frazão.

Academia
As vagas no restaurante da vila não são tão disputadas quanto os aparelhos do centro fitness, onde exercícios aeróbicos e musculação põem lado a lado atletas de diferentes países, biotipos e modalidades.

Quem já tentou frequentar uma academia em horário de pico com certeza reconhece a expressão dos atletas brasileiros dos saltos ornamentais Ingrid Oliveira e Luiz Outeiro, que precisavam fazer a musculação para a manutenção da força física e não viam uma brecha para usar os equipamentos. Depois de alguma espera, eles conseguiram malhar e elogiaram os aparelhos.

“A gente fica malhando, mas olhando e imaginando de que esporte eles devem ser. A gente vê o pessoal remando direto e pensa que, com certeza, é de remo. Vê uma menina 'sinistra' na barra e já vê que é do levantamento de peso. É bem interessante ver o que os outros esportes exigem", conta Ingrid, que faz principalmente exercícios de explosão para manter a força das pernas.

Luiz Outeiro conta que o treino na academia está mais leve esta semana por causa da proximidade dos Jogos, e que é no Parque Aquático Maria Lenk que os movimentos dos saltos são aprimorados. "Agora, a gente chama de polimento. Estamos polindo a nossa técnica na água, e aqui estamos mantendo o nosso condicionamento físico."


Outro ponto disputado da vila são os Aros Olímpicos, instalados em uma praça no meio dos prédios. A fisioterapeuta grega Ivana Djuric foi tirar fotos com os aros, o único ponto turístico que pôde conhecer até agora. Ela afirma o Cristo Redentor e outros locais famosos da cidade estão nos seus planos, mas para mais tarde. “Não tivemos tempo para visitar, mas com certeza teremos que ir.”

Comentários

Melhores da semana

Modelo de requerimento de desfiliação partidária

Modelo de requerimento de desfiliação partidária (desligamento)
A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos.
O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta sedesvinculando.
No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento"MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.
Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz eleitoral a desfiliação, por falta do diretório ou da…

SAÚDE: Hospital possui um enfermeiro para 100 pacientes

Ao ser repassado para o Instituto Gerir, a promessa era de desburocratizar e ampliar o atendimento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a realidade é bem diferente. Passados três anos que o governo passou a saúde para as Organizações Sociais (OS's) A a rotina é de pressão, déficit de funcionários e falta de medicamentos e equipamentos, conforme revela documentos que tivemos acesso com exclusividade

Cartilha Tudo Síndico será lançada no dia 10 de setembro

Brasília recebera no dia 10 de setembro de 2016 a terceira edição da Cartilha DICAS ÚTEIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS que terá o nome de TUDO SÍNDICO
INSCRIÇÕES AQUI

CURSO 2 EM 1: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial

PAGUE UM E ESTUDE DOIS: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial por R$99,00. Curso com dupla certificação. Nos últimos cinco anos, o Mercado Imobiliário e a economia do País vivem uma união perfeita, por isso é importante trabalhadores capacitados

Oportunidade - Workshop Internacional Mogno Africano acontece no dia 7 de abril em São Paulo

O Workshop Internacional de Mogno Africano visa difundir e fortalecer o cultivo desta madeira nobre no Brasil, promovendo a interação entre profissionais e empreendedores, criando-se assim, uma rede de colaboradores capaz de otimizar todo processo da cadeia produtiva e de manejo desta espécie.

Paulo Melo deve ser candidato a deputado distrital

Paulo Melo é apontado como um jovem promissor na política que pode tornar a nova política mais arejada, civilizada e competente

Hélio José é indicado como titular na CPI Mista da JBS

O líder do PMDB no Senado, Raimundo Lira (PB), indicou nesta quarta-feira, 13, sete senadores para as dez vagas que o partido tem direito na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS

Agaciel Maia, sua área verde e seus processos pelos atos secretos no Senado

O deputado distrital Agaciel Maia (PR) se tornou réu em um processo por crime ambiental. Ele e a esposa, Sanzia Erinalva do Lago Cruz Maia, são acusados de aumentar as instalações de uma mansão de propriedade da família, no Lago Sul, invadindo 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Permanente (APP). Ambos haviam sido denunciados, no ano passado, pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF

Brasília sediará entre os dia 29 de setembro e 1° de outubro o primeiro Congresso Nacional de Síndicos

O Congresso Nacional de Síndicos, o I CONGRESS é uma iniciativa da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP com a organização da Inova Gestão, da Revista Condomínio & Soluções, e da Anderson Machado Consultoria e Assessoria Jurídica Condominial

O papel dos síndicos e dos síndicos profissionais nos condomínios brasileiros será debatido no senado federal

O papel dos síndicos e dos síndicos profissionais nos condomínios brasileiros será debatido em audiência pública na Comissão Senado do Futuro (CSF) nesta quinta-feira (31). A iniciativa é do presidente da comissão, senador Hélio José (PMDB-DF)
Foto: Pedro França.

Mais vistas

Modelo de requerimento de desfiliação partidária

Modelo de requerimento de desfiliação partidária (desligamento)
A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos.
O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta sedesvinculando.
No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento"MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.
Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz eleitoral a desfiliação, por falta do diretório ou da…

SAÚDE: Hospital possui um enfermeiro para 100 pacientes

Ao ser repassado para o Instituto Gerir, a promessa era de desburocratizar e ampliar o atendimento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a realidade é bem diferente. Passados três anos que o governo passou a saúde para as Organizações Sociais (OS's) A a rotina é de pressão, déficit de funcionários e falta de medicamentos e equipamentos, conforme revela documentos que tivemos acesso com exclusividade

Agaciel Maia, sua área verde e seus processos pelos atos secretos no Senado

O deputado distrital Agaciel Maia (PR) se tornou réu em um processo por crime ambiental. Ele e a esposa, Sanzia Erinalva do Lago Cruz Maia, são acusados de aumentar as instalações de uma mansão de propriedade da família, no Lago Sul, invadindo 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Permanente (APP). Ambos haviam sido denunciados, no ano passado, pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF

CURSO 2 EM 1: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial

PAGUE UM E ESTUDE DOIS: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial por R$99,00. Curso com dupla certificação. Nos últimos cinco anos, o Mercado Imobiliário e a economia do País vivem uma união perfeita, por isso é importante trabalhadores capacitados

Feira Condominial e ConBraSíndicos em Águas Claras-DF

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca

Brasília sediará entre os dia 29 de setembro e 1° de outubro o primeiro Congresso Nacional de Síndicos

O Congresso Nacional de Síndicos, o I CONGRESS é uma iniciativa da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP com a organização da Inova Gestão, da Revista Condomínio & Soluções, e da Anderson Machado Consultoria e Assessoria Jurídica Condominial

Cartilha Tudo Síndico será lançada no dia 10 de setembro

Brasília recebera no dia 10 de setembro de 2016 a terceira edição da Cartilha DICAS ÚTEIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS que terá o nome de TUDO SÍNDICO
INSCRIÇÕES AQUI

Oportunidade - Workshop Internacional Mogno Africano acontece no dia 7 de abril em São Paulo

O Workshop Internacional de Mogno Africano visa difundir e fortalecer o cultivo desta madeira nobre no Brasil, promovendo a interação entre profissionais e empreendedores, criando-se assim, uma rede de colaboradores capaz de otimizar todo processo da cadeia produtiva e de manejo desta espécie.

Cultura - Contação de histórias e muito mais animam o Terraço Shopping

Teatrinho sobre duas amigas ensinará o valor da amizade
Foto: Telmo Ximenes

Congresso Brasileiro de Síndicos e Feira Condominial deve reunir 3 mil síndicos em Águas Claras

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca