Pular para o conteúdo principal

ENTREVISTA: Um síndico à serviço de outros síndicos

Entrevista com Paulo Roberto Melo presidente da ASSOSÍNDICOS-DF


Em uma manhã de trabalho no dia do síndico o portal visitou o presidente da ASSOSÍNDICOS-DF, o Síndico Paulo Roberto Melo, que nos concedeu uma entrevista exclusiva Melo é um jovem síndico, fundador da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais Distrito Federal – ASSOSÍNDICOS-DF, Paulo também fez uma balanço de sua gestão á frente da ASSOSÍNDICOS-DF.


BERTOLDO NEVES - O QUE FOI FEITO PELA ASSOSÍNDICOS EM SUA GESTÃO? 
Paulo Roberto Melo - Começamos uma série de programas e projetos que hoje são cerca de quinze, os quais beneficiam morador, síndico e funcionários de condomínios. Atualmente a ASSOSÍNDIOCOS-DF tem o programa Escola de Síndicos que está encerrando a sua 29º turma com três mil síndicos e moradores de condomínios formados; o projeto Síndico Ficha Limpa que incentiva os síndicos a apresentarem as suas documentações de ficha limpa; o sistema de atendimento ASSOSÍNDICOS 24 HORAS; o Clube de Vantagens ASSOSÍNDICOS que houve entrega de mais de trezentos cartões; o programa Qualifica Condomínios que capacitou mais de mil e quinhentas pessoas; o Selo de Qualidade, em que as melhores do DF recebem; o programa Vistoria Legal que visa à realização de vistorias no condomínio; o projeto Eco Óleo que retira o óleo do condomínio para cooperativas. Fizemos também a CARAVANA DA ASSOSÍNDICOS, o prêmio SÍNDICO NOTA 10, O prêmio Síndico Bom de Gestão, o prêmio Empresa Amiga do Síndico. Realizamos todo ano a semana do síndico, oferecemos para os síndicos consultoria contábil, financeira, administrativa e gerencial. Além disso, o programa ASSOSÍNDICOS CIDADÃ QUE recolhe alimentos e agasalhos e doa em asilos, creches e em comunidades carentes. Há o portal ASSOSÍNDICOS INFORMAÇÃO, o informativo SÍNDICO EM AÇÃO, entre outras ações. Firmamos convênio com a UDF para oferecer descontos de até 30% nos Cursos de Graduação e iremos retomar no 2° semestre de 2016 o curso superior de Gestão de Condomínios. Iremos abrir uma pós-graduação de Gestão de Condomínios. Está firmado com o reitor do IFB e já publicado no diário oficial da união dois convênios com o Instituto Federal de Brasília, para que possamos promover cursos pelo Pronatec e curso técnico de gestão de condomínios. Promovemos duas seções solenes em comemoração ao dia do síndico. Enfim, os projetos e programas desenvolvidos pela ASSOSÍNDICOS são para a comunidade de síndicos, moradores e funcionários. Estou saindo da ASSOSÍNDICOS com o sentimento de missão cumprida.


BERTOLDO NEVES - PAULO COMO É A ESCOLA DE SÍNDICOS?
Paulo Roberto Melo - Existe na ASSOSÍNDICOS o programa Escola de Síndicos, que está fazendo a sua 29º turma no auditório do CREA-DF na 901 sul. Tivemos 28 cursos nas seguintes cidades: Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Cruzeiro, Gama, Guará, Jardim Botânico, Lago Sul, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, SIA, Sobradinho, Sudoeste, Taguatinga, Vicente Pires e Plano Piloto. Tivemos em minha gestão os seguintes cursos: Curso de Sindico Profissional, Curso Básico de Síndico e Curso de Síndico com Ênfase em Gestão de Condomínios e Curso de Gestão de Condomínios, além da promoção de mais de 90 palestras e encontros para a discussão da gestão de condomínios dentro dos condomínios.



BERTOLDO NEVES - COMO FUNCIONA O PROJETO SÍNDICO FICHA LIMPA? 
Paulo Roberto Melo – O projeto Síndico Ficha Limpa é um projeto de conscientização, incentivo e apoio a gestão transparente. Existem casos de síndicos, que viram síndicos e não tem vínculo nenhum com o condomínio por ser inquilino ou até mesmo morar no condomínio de passagem é assim em menos de dois anos ele pode deixar um rombo ao condomínio. Como aconteceu em condomínio de Águas Claras que os moradores receberam um rombo de R$600.000,00. Uma outra coisa importante é uma boa atuação do conselho fiscal e dos condôminos. As pessoas que fazem o condomínio tem de fiscalizar o síndico. A campanha de conscientização Síndico Ficha Limpa é somente o início, algo que mostra que o síndico tem reputação ilibada e que não responde nem um processo. Bom mesmo é a participação de todos do condomínio na fiscalização da gestão do síndico.

BERTOLDO NEVES - COMO FUNCIONA ESSE CURSO DE SÍNDICO PROFISSIONAL? 
Paulo Roberto Melo - O curso de Sindico Profissional é um curso bem completo de cerca de 90h/a que habilita uma pessoa a trabalhar como síndico profissional depois de uma prova. Nesse curso o aluno aprende tudo sobre a gestão de condomínios, com aula pratica, inclusive. Esse curso é uma boa oportunidade para pessoas que já se aposentaram ou pessoas que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho. Lembrando que ser síndico não é para todos.

BERTOLDO NEVES - COMO É ESSE CLUBE DE VANTAGEM ASSOSÍNDICOS? 
Paulo Roberto Melo - O Cartão Clube de Vantagens ASSOSÍNDICOS E um cartão de benefícios que dá desconto em cerca de 700 estabelecimentos entre faculdade, laboratórios, academias, posto de combustível, cinemas e outros estabelecimentos. Entregamos trezentos cartões para síndicos e moradores de condomínios. O novo presidente da ASSOSÍNDICOS terá a missão de entregar vinte mil cartões até o fim de 2018 para os síndicos, subsíndicos, moradores de condomínios e funcionários de condomínios. Com os descontos do cartão o morador/condômino poderá ter a sua taxa de condomínio saindo de graça, pois o desconto é muito grande em diversos estabelecimentos que esse benefício pode zerar o valor da taxa de condomínio, sobrando dinheiro para o morador comprar e investir em outras coisas.

BERTOLDO NEVES - COMO FUNCIONA O PROGRAMA QUALIFICA CONDOMÍNIOS? 
Paulo Roberto Melo - O programa de Qualificação e Requalificação de pessoas que trabalham em condomínios da ASSOSÍNDICOS-DF é um programa voltado para as pessoas que trabalham em condomínios ou pessoas em situação de vulnerabilidade social, que estão desempregadas à procura de uma colocação no mercado de trabalho. Esse programa oferece curso de Relações Interpessoais, Agente de Portaria, Agente de Zeladoria, Agente de Primeiros Socorros, Agente de Segurança em Condomínios e Comportamento em Condomínio. Os cursos também são gratuitos. Em minha gentão fizemos cerca de 18 turmas nas cidades de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Vila Planalto, Plano Piloto, Sudoeste e Guará, formando cerca de mil e setecentas pessoas em 18 cursos.

BERTOLDO NEVES - COMO É O SELO DE QUALIDADE ASSOSÍNDICOS? 
Paulo Roberto Melo - Uma equipe de auditores da ASSOSÍNDICOS visita as empresas, inspeciona os procedimentos, conversa com os clientes, que são os síndicos para que os condomínios tenham a certeza que estão com empresas de qualidade com o SELO DE QUALIDADE ASSOSÍNDICOS.

BERTOLDO NEVES – COMO FUNCIONA O VISTORIA LEGAL? 
Paulo Roberto Melo - O programa Vistoria Legal realiza vistorias nos condomínios à pedido do síndico ou administrador com um custo subsidiado pela associação. Fizemos cerca de quarenta vistorias e estamos lutando na Câmara Legislativa para aprovar o projeto de lei que exige a auto vistoria para assim podermos dar tranquilidade para os síndicos e moradores com edifícios vistoriados, certificados e com a manutenção preventiva em dia.

BERTOLDO NEVES – VOCÊ É A FAVOR DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE SÍNDICO? 
Paulo Roberto Melo – Sou completamente a favor. Estamos trabalhando em três áreas para a regulamentação da profissão de síndico e pela criação da figura do síndico profissional. Estamos trabalhando junto ao Ministério da Previdência e Trabalho para criar uma CBO do síndico. Estou trabalhando também com os 11 parlamentares do DF no congresso nacional para apresentarmos um projeto de lei para regulamentar e assegurar direitos para os síndicos de todo o pais. Por último estou pensando em atuar junto ao CRA no Ministério da Educação para regulamentar a profissão uma vez que já tem o Curso Superior de Gestão de Condomínios e Registro de gestão de Condomínios no CRA-DF. O importante é a profissão de síndico regulamentada. Uma vez que o síndico já tem muitas e responsabilidade e poucos direitos. Viver em condomínio muitas vezes pede uma pessoa profissional, alguém que só faça isso e assim por diante. Fizemos reuniões no Senado da República e na Câmara Federal para buscar a aprovação dos PL 2225/2011, PL 6518/2009 e outros. Estamos fazendo a nossa parte na busca de uma boa gestão de condomínios.

BERTOLDO NEVES – O SENHOR FEZ A CARAVANA DA ASSOSÍNDICOS, COMO FUNCIONA?
Paulo Roberto Melo – A Caravana da ASSOSÍNDICOS é um programa que já visitou quinhentos condomínios do DF. Quando nós vamos visitar os síndicos e os condomínios, levamos alguns diretores conosco e fazemos uma consultoria gratuita in loco com o síndico e funcionários do condomínio. 

BERTOLDO NEVES – QUE PRÊMIOS SÃO ESSES QUE A ASSOSÍNDICOS ENTREGA?
Paulo Roberto Melo – Temos o HONRA AO MÉRITO PELO DIA DO SÍNDICO, MÉRITO ASSOSÍNDICOS, prêmio SÍNDICO NOTA 10, o prêmio SÍNDICO BOM DE GESTÃO e o prêmio EMPRESA AMIGA DO SÍNDICO. O HONRA AO MÉRITO é a lembrança da ASSOSÍNDICOS pela passagem pelo dia do síndico, entregamos hoje 30/11 para 70 síndicos a diploma de HONRA AO MÉRITO para 70 síndicos. Já o prêmio MÉRITO ASSOSÍNDICOS é para pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da associação. O prêmio SÍNDICO NOTA 10 é para aquele síndico que criou uma ação nova que inovou na gestão do seu condomínio. Já o prêmio SÍNDICO BOM DE GESTÃO é para aquele que pegou o condomínio com dividas cheio de problemas, conseguiu resolver problemas esse síndico merece o prêmio SÍNDICO BOM DE GESTÃO. Temos também o prêmio EMPRESA AMIGA DO SÍNDICO que visa premiar as empresas que são parceiras dos síndicos ajudando o mesmo com bons serviços prestados e inovando sempre. Com essas ações estamos fazendo uma grande ação para aumentar a autoestima dos síndicos no Distrito Federal.

BERTOLDO NEVES – PRESIDENTE QUE CONVÊNIOS SÃO ESSES QUE VOCÊ FEZ?
Paulo Roberto Melo – Fizemos diversos convênios com a UDF, IESB, IDP, UniCEUB, UNIP, Instituto Processus, outras faculdades, cursinhos e setecentos estabelecimentos comerciais que oferecem desconto de ate 30%. Mas o que mais me alegra foram os dois convênios firmados com o Instituto Federal de Brasília, que iremos oferecer cursos pelo PRONATEC de Gestão de Condomínios, de Agente de Portaria, de Agente de Zeladoria. Em um outro convênio com o IFB iremos criar o curso Técnico de Gestão de Condomínios e o curso Técnico de Porteiro e Zelador de Condomínio.

BERTOLDO NEVES – O QUE VOCÊ ACHA DAS EMPRESAS TERCEIRIZADORAS DE MÃO DE OBRA EM CONDOMÍNIO?
Paulo Roberto Melo – Eu penso que as empresas terceirizadas são uma mão na roda para os síndicos, pois o que seria dos gestores de condomínios se não fosse às empresas prestadoras de serviços, elas prestam um bom serviço à sociedade de síndicos na qual represento. A ASSOSÍNDICOS participou junto com a ASPRECON e SÍNDICONDOMÍNIO do lançamento do SELO DE QUALIDADE EM TERCEIRIZAÇÃO de serviços, o selo é um importante instrumento de qualificação da qualidade para síndicos. Eu digo aos nossos síndicos terceirização só com o SELO DE QUALIDADE. Eu que lembrar que o síndico tenha cuidado ao contratar as empresas, pois as microempresas de pequeno porte que são optantes do simples nacional não podem locar mão de obra. Também é importante que o síndico cobre da prestadora terceirizada a prestação de contas quanto às declarações anuais de IRPJ, os impostos trabalhistas pagos e só efetuar o pagamento a empresa após o pagamento pela empresa de funcionários e impostos. Mas como o síndico vai contratar somente empresas com selo de qualidade.

BERTOLDO NEVES – O PRESIDENTE ELEITO DA ASSOSÍNDICOS QUEM É? ELE VAI CONTINUAR O SEU TRABALHO?
Paulo Roberto Melo – Veja bem o Emerson Tormann é fundador da ASSOSÍNDICOS, uma pessoa que escuta os síndicos, que trabalha pela classe e que tem uma diretoria espetacular. Tenho certea que ele vai fazer um bom trabalho. Em nosso processo eleitoral e fiz questão de não apoiar ninguém publicamente, pois tivemos três candidatos, fizemos um processo limpo, transparente e livre de qualquer vicio. Eu tenho absoluta certeza que o Emerson Tormann vai continuar e melhorar o meu trabalho até porque ele era meu vice presidente e ele era um vice muito participativo. Ele sabia de tudo o que estávamos fazendo na ASSOSÍNDICOS. Desejo a ele sucesso em sua gestão. Para encerrar eu quero parabenizar os síndicos pelo dia do síndico comemorado hoje dia trinta de novembro.

BERTOLDO NEVES – PRESIDENTE PARA ENCERRAR DEIXE UMA MENSAGEM PARA A POPULAÇÃO DE CONDOMÍNIOS DO DISTRITO FEDERAL?
Paulo Roberto Melo – Quero parabenizar a todos os síndicos, gestores condominiais, subsíndicos, condôminos, funcionários e prestadores de serviços e quero dizer a todos que em minha gestão fizemos muito. Foram mais de uma centena de realizações em uma gestão de muitos resultados positivos. Tem muito a ser feito ainda. Mas o que eu acho mais importante já foi feito. Com os movimentos da ASSOSÍNDICOS outros grupos se uniram e começaram a realizar eventos, cursos e palestras. A ASSOSÍNDICOS não tem dono, não te reeleição e que o síndico pode vir pra cá que aqui ele tem espaço voz e vez. Estou trabalhando com humildade sem arrogância ou prepotência sempre recebendo os síndicos, moradores de condomínios e funcionários com um único objetivo melhorar a qualidade de vida da população de condomínios por meio de síndicos preparados com uma associação que tem trabalho de verdade. Já fizemos muito e faremos mais, o meu mandato vence ás 22horas do dia 10 de dezembro de 2015. Até lá eu ainda tenho a missão de entregar o prêmio Mérito ASSOSÍNDICOS no dia 02/12, o prêmio SÍNDICO NOTA 10 no dia 08/12, O prêmio Síndico Bom de Gestão no dia 09/12 e o prêmio Empresa Amiga do Síndico no dia 03/12 e por último no dia 10/12 vamos formar 110 síndicos em dois cursos no auditório do CREA-DF.


Por Bertoldo Neves Jornalista

Comentários

Melhores da semana

Modelo de requerimento de desfiliação partidária

Modelo de requerimento de desfiliação partidária (desligamento)
A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos.
O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta sedesvinculando.
No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento"MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.
Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz eleitoral a desfiliação, por falta do diretório ou da…

SAÚDE: Hospital possui um enfermeiro para 100 pacientes

Ao ser repassado para o Instituto Gerir, a promessa era de desburocratizar e ampliar o atendimento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a realidade é bem diferente. Passados três anos que o governo passou a saúde para as Organizações Sociais (OS's) A a rotina é de pressão, déficit de funcionários e falta de medicamentos e equipamentos, conforme revela documentos que tivemos acesso com exclusividade

Cartilha Tudo Síndico será lançada no dia 10 de setembro

Brasília recebera no dia 10 de setembro de 2016 a terceira edição da Cartilha DICAS ÚTEIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS que terá o nome de TUDO SÍNDICO
INSCRIÇÕES AQUI

CURSO 2 EM 1: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial

PAGUE UM E ESTUDE DOIS: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial por R$99,00. Curso com dupla certificação. Nos últimos cinco anos, o Mercado Imobiliário e a economia do País vivem uma união perfeita, por isso é importante trabalhadores capacitados

Paulo Melo deve ser candidato a deputado distrital

Paulo Melo é apontado como um jovem promissor na política que pode tornar a nova política mais arejada, civilizada e competente

Hélio José é indicado como titular na CPI Mista da JBS

O líder do PMDB no Senado, Raimundo Lira (PB), indicou nesta quarta-feira, 13, sete senadores para as dez vagas que o partido tem direito na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS

Oportunidade - Workshop Internacional Mogno Africano acontece no dia 7 de abril em São Paulo

O Workshop Internacional de Mogno Africano visa difundir e fortalecer o cultivo desta madeira nobre no Brasil, promovendo a interação entre profissionais e empreendedores, criando-se assim, uma rede de colaboradores capaz de otimizar todo processo da cadeia produtiva e de manejo desta espécie.

Agaciel Maia, sua área verde e seus processos pelos atos secretos no Senado

O deputado distrital Agaciel Maia (PR) se tornou réu em um processo por crime ambiental. Ele e a esposa, Sanzia Erinalva do Lago Cruz Maia, são acusados de aumentar as instalações de uma mansão de propriedade da família, no Lago Sul, invadindo 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Permanente (APP). Ambos haviam sido denunciados, no ano passado, pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF

Brasília sediará entre os dia 29 de setembro e 1° de outubro o primeiro Congresso Nacional de Síndicos

O Congresso Nacional de Síndicos, o I CONGRESS é uma iniciativa da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP com a organização da Inova Gestão, da Revista Condomínio & Soluções, e da Anderson Machado Consultoria e Assessoria Jurídica Condominial

O papel dos síndicos e dos síndicos profissionais nos condomínios brasileiros será debatido no senado federal

O papel dos síndicos e dos síndicos profissionais nos condomínios brasileiros será debatido em audiência pública na Comissão Senado do Futuro (CSF) nesta quinta-feira (31). A iniciativa é do presidente da comissão, senador Hélio José (PMDB-DF)
Foto: Pedro França.

Mais vistas

Modelo de requerimento de desfiliação partidária

Modelo de requerimento de desfiliação partidária (desligamento)
A desfiliação Partidária (desligamento) deve ser realizada em dois momentos.
O primeiro momento você deve redigir um requerimento igual ao "MODELO 1", em duas vias. Uma via do seu pedido de desligamento uma ficará no partido, e outra será a sua contrafé. O requerimento será endereçado ao presidente da agremiação partidária que você esta sedesvinculando.
No segundo momento, você deve anexar à contrafé do "MODELO 1" com o segundo requerimento"MODELO 2", que seguirá para o juiz eleitoral da Zona Eleitoral em que você é eleitor, em duas vias, uma ficará na Zona Eleitoral e a outra será a sua contrafé, seguindo estas instruções você não correrá o risco de ter dupla filiação.
Estamos incluindo o "MODELO 3" a fim de suprir uma demanda de nossos leitores do facebook e blog que nos pediram por e-mail, serve para requerer direto ao juiz eleitoral a desfiliação, por falta do diretório ou da…

SAÚDE: Hospital possui um enfermeiro para 100 pacientes

Ao ser repassado para o Instituto Gerir, a promessa era de desburocratizar e ampliar o atendimento do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), mas a realidade é bem diferente. Passados três anos que o governo passou a saúde para as Organizações Sociais (OS's) A a rotina é de pressão, déficit de funcionários e falta de medicamentos e equipamentos, conforme revela documentos que tivemos acesso com exclusividade

Agaciel Maia, sua área verde e seus processos pelos atos secretos no Senado

O deputado distrital Agaciel Maia (PR) se tornou réu em um processo por crime ambiental. Ele e a esposa, Sanzia Erinalva do Lago Cruz Maia, são acusados de aumentar as instalações de uma mansão de propriedade da família, no Lago Sul, invadindo 10 mil metros quadrados de uma Área de Preservação Permanente (APP). Ambos haviam sido denunciados, no ano passado, pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF

CURSO 2 EM 1: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial

PAGUE UM E ESTUDE DOIS: Curso de Formação em Agente de Portaria e Curso de Formação em Segurança Condominial por R$99,00. Curso com dupla certificação. Nos últimos cinco anos, o Mercado Imobiliário e a economia do País vivem uma união perfeita, por isso é importante trabalhadores capacitados

Feira Condominial e ConBraSíndicos em Águas Claras-DF

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca

Brasília sediará entre os dia 29 de setembro e 1° de outubro o primeiro Congresso Nacional de Síndicos

O Congresso Nacional de Síndicos, o I CONGRESS é uma iniciativa da Associação de Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - ASSOSÍNDICOS-DF e Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais - ABRASSP com a organização da Inova Gestão, da Revista Condomínio & Soluções, e da Anderson Machado Consultoria e Assessoria Jurídica Condominial

Cartilha Tudo Síndico será lançada no dia 10 de setembro

Brasília recebera no dia 10 de setembro de 2016 a terceira edição da Cartilha DICAS ÚTEIS PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS que terá o nome de TUDO SÍNDICO
INSCRIÇÕES AQUI

Oportunidade - Workshop Internacional Mogno Africano acontece no dia 7 de abril em São Paulo

O Workshop Internacional de Mogno Africano visa difundir e fortalecer o cultivo desta madeira nobre no Brasil, promovendo a interação entre profissionais e empreendedores, criando-se assim, uma rede de colaboradores capaz de otimizar todo processo da cadeia produtiva e de manejo desta espécie.

Cultura - Contação de histórias e muito mais animam o Terraço Shopping

Teatrinho sobre duas amigas ensinará o valor da amizade
Foto: Telmo Ximenes

Congresso Brasileiro de Síndicos e Feira Condominial deve reunir 3 mil síndicos em Águas Claras

O evento ocorrera em Águas Claras no Distrito Federal, dos dias 21 a 23 de outubro de 2016, com entrada franca